terça-feira, 9 de outubro de 2012

Você sabe qual é a palavra?

No livro Comer, Rezar, Amar, tem um trecho no qual a autora-personagem está na Itália com os novos amigos e acabam discutindo sobre a palavra que define cada lugar.

"- Você não sabe que o segredo para entender uma cidade e seus habitantes é aprender qual a palavra da rua?
Ele prosseguiu explicando, em uma mistura de inglês, italiano e gestos, que toda cidade tem uma única palavra que a define, que identifica a maioria das pessoas que mora ali. Se você pudesse ler o pensamento das pessoas que passam por você nas ruas de qualquer cidade, descobriria que a maioria delas está tendo o mesmo pensamento. Qualquer que seja esse pensamento da maioria - essa é a palavra da cidade. E, se a sua palavra pessoal não combinar com a palavra da cidade, então ali não é realmente o seu lugar."

Quando li essa parte pensei "preciso fazer um post sobre isso no meu blog!". Achei fantástico! Eu, que adoro palavras, jamais havia pensado em algo como isso e tão logo li, comecei a tentar descobrir qual é a palavra da minha cidade.

No livro é dito que a palavra de Roma é sexo, de Nova York é conquistar, de Los Angeles, conseguir. E agora eu pergunto: Qual é a palavra da sua cidade?

Baseado no livro "Comer, Rezar, Amar"
Acredito que a palavra de Campinas seja FOLGA. Porque não importa com qual campineiro eu converse, todos eles querem um dia de folga. Passamos a maior parte do tempo pensando em quando vamos poder fugir das obrigações diárias. É claro que todos devem adorar os feriados e as emendas, mas nem todos os brasileiros pensam nisso o tempo todo. Aqui, parece que cada olhar, cada respiração, está pedindo uma folga. 

Nessa linha de pensamento, considero que a palavra de São Paulo é TEMPO. Quem sai de carro geralmente fica preso no trânsito, seja para ir na padaria, para visitar um amigo, para ir a escola ou trabalhar. Os paulistanos parecem estar sempre querendo poupar ou ganhar tempo. Tudo em São Paulo precisa ser meticulosamente calculado para não se chegar atrasado nos lugares. Ou pelo menos foi isso que percebi nas vezes em que fiquei na cidade.

E aí campineiros, concordam comigo?

E vocês de fora, já sabem qual é a palavra da sua cidade? Ela combina com vocês?

Um comentário:

  1. Bom, moro no interior do Rio Grande do Sul logo sempre acreditei que a palavra da minha cidade seria: tranquilidade. Porém, de uns tempos pra cá, minha visão sobre ela não é mais a mesma. Hoje, penso em: crescimento. Confesso, não gosto. Nem um pouco! Hahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir