Alguém aqui já ouviu falar da Riologia?
Duas empresas no Rio de Janeiro, a Quê e a Casa 7, se uniram para realizar um estudo sobre as mudanças comportamentais dos cariocas nos últimos tempos. Isto porquê, de acordo com o site, o estado está passando por muitas mudanças importantes, com a "chegada" da Copa e das olímpiadas.
Riologia foi o nome escolhido para o projeto, que já inicou as pesquisas e definiu, até o momento, três tipos de perfis dos cariocas: a geração A, os CDFs e os Filhos 2.0
Geração A
A de Ativos, de Autônomos. A de Agora".
Fala das mudanças nos costumes dos idosos cariocas que, segundo a pesquisa, estão "reformulando o jeito de envelhecer". Veja o vídeo da pesquisa.
CDFs
Os universitários cariocas: "Os CDFs são disciplinados, obstinados e têm um sonho claro: ter uma
carreira consistente, que proporcione um futuro melhor para eles, sua
família e filhos. Muitas vezes, eles são os primeiros da família a terem
acesso à universidade e, por isso, são considerados motivo de orgulho". Veja o vídeo da pesquisa.
Adolescentes 2.0
A nova geração de adolescentes que vive na era da web 2.0
O estudo aponta que eles não possuem os mesmos conceitos de família que os adolescentes de anos atrás. Para eles, família está ligada aos laços afetivos, não mais sanguíneos, e a estrutura familiar abre-se para casais do mesmo sexo, ou pais e mães separados.Veja o vídeo da pesquisa.
***
Achei bem interessante o desenvolvimento desse projeto e gostaria de ver um semelhante no estado de São Paulo. Por que apenas o Rio de Janeiro? Será que essas estruturas servem apenas para os cariocas?
Sou a favor da paulistologia e de todas as pautas que um projeto desses poderia gerar para nós, jornalistas. Mas assim, pensando no bem geral da nação! ;)
Vamos lá publicitários, empresas de comunicação, mestres e pesquisadores paulistas, vamos estudar a nossa sociedade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário